Estimule a leitura por prazer
Ler não deve ser um ato impositivo, portanto, deixe de lado a arbitrariedade e estimule a leitura por prazer. O professor deve
incentivar os alunos a descobrir os estilos literários de que mais gostam, permitindo que eles escolham livros para levar para casa e, quando houver alguma leitura obrigatória na ementa, abordá-la como atividade atrativa, lúdica e divertida para o aluno.
Para tal, pode-se apresentar a obra de uma forma diferente, conversar sobre o autor, propor a teatralização dos textos, fazer debates, enfim, adotar atitudes que visem tornar o processo mais prazeroso.
Promova visitas a bibliotecas
Se espera que o aluno desenvolva o hábito de ler cada vez mais frequente e com mais qualidade, o professor precisa, imprescindivelmente, promover seu contato com os livros.
Leve a turma para a biblioteca da escola, deixe que eles explorem os livros, folheiem as revistas e escolham de maneira autônoma o que desejam ler. Além disso, lembre-os de que a leitura não precisa se restringir aos muros do colégio. Organizar uma visita para registrar os estudantes nas grandes bibliotecas municipais pode trazer resultados surpreendentes!
Amplie o poder de interpretação dos estudantes
No momento do debate sobre o que foi lido, é interessante, antes da exposição por parte do educador, deixar os alunos falarem sobre o que entenderam e como interpretaram a obra. Não interromper o fluxo de ideias e evitar julgar determinadas interpretações como equivocadas são atitudes fundamentais nesse contexto — é importante esclarecer que diferentes visões são sim válidas e, inclusive, enriquecedoras.
Cabe ainda ressaltar que, para ampliar o poder interpretativo dos alunos, o professor pode propor releituras, produções textuais e até a musicalização do texto, por exemplo.
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