CRE
A
importância de ensinar a estudar
O que consultar quando os professores da sua escola
precisam ensinar os alunos a estudarem
Nem sempre apenas dizer para os alunos “grifem as
partes mais importantes do texto” ou “faça um resumo” funciona. Isso porque, muitas
vezes, não fica claro como identificar as informações mais relevantes de um
conteúdo sem orientações. É preciso ir além e ensinar os alunos a estudarem.
“Aprender a estudar envolve uma dimensão cognitiva,
uma relação de ensino mesmo e questões de didática”, explica à NOVA ESCOLA Walkiria Rigolon, pedagoga de formação e pesquisadora sobre trabalho docente e
práticas formativas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da
Fundação Carlos Chagas (FCC).
Os gestores sabem que os professores precisam ir
além de apenas direcionar o procedimento que os alunos devem praticar para
apoiar seus estudos (como fichamento, grifo, esquema, exposição oral,
debate ou resenha).
Aprender a estudar é uma condição fundamental para
dar continuidade na vida escolar e cabe à escola ensinar estas práticas
associadas ao estudo. Para ajudar você a passar para os professores a
importância de ensinar a estudar com exemplos e práticas, separamos algumas
dicas:
1) Uma reflexão com os professores sobre ler para estudar
Situações como explorar a biblioteca para localizar
uma informação ou ler para resolver dúvidas, coletar dados – desde os primeiros
anos – , quando bem planejadas e sistematizadas, permitem que os alunos
desempenhem bem a tarefa de estudar.
E, neste texto, a coordenadora Eduarda Diniz Mayrink,
mostra como, a partir de uma experiência realizada com professores de 3º ano na
cidade de Rio Piracicaba (MG), é possível criar uma oportunidade de formação
sobre o “ler para estudar”.
2) Leitura em voz alta
Por falar em “ler para estudar” é bom lembrar a
importância da leitura em voz alta em sala de aula.
O objetivo aqui é criar um repertório nas crianças
com boas leituras, ler para elas textos que não dariam conta de lerem sozinhas,
estimular o hábito da leitura entre outros.
3) Envolvendo todas as disciplinas
Muitos gestores ouvem algum membro da equipe
comentar que os alunos não conseguem fazer determinado exercício por não
compreender o enunciado. Antes de procurar o professor de Língua Portuguesa, o
gestor pode estimular educadores de diferentes áreas a refletir sobre seu papel
na formação de leitores. Todos podem contribuir para que os estudantes entendam
o que estão lendo.
E neste texto estão dicas de como Artes,
Ciências, Matemática e até Educação Física podem contribuir.
4) Procedimentos de apoio à leitura
Não basta falar “grifem”, “façam um resumo” ou
“vamos fichar”. É melhor explicar cada um destes procedimentos e este texto traz detalhes
e dicas sobre como marcar palavras-chave, grifar textos, resumir, esquematizar,
entre outros.
5) Como formar leitores eficientes
Que tal criar um projeto para envolver professores
do 6º ao 9º ano, de todas as disciplinas, para criar na escola alguns
procedimentos comuns para que todos se tornem leitores eficientes.
Sugerimos um projeto de formação em três módulos
com tópicos como Grifos e Fichamentos, Diagramas e resumos e Notas e
Seminários.
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