DIFICULDADES
NA APRENDIZAGEM
DISGRAFIA :normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões
de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está
associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e
desorganização ao produzir um texto.
- Discalculia:
é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não
identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem
enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não
entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda
pouco conhecido.
- Dislalia: é a
dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras,
com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais
em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
- DISORTOGRAFIA : é
a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da
dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação
para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de
percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de
inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é
muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio
de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e
inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que
esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.
Professores podem
ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses
problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos,
que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do
professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de
aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o
aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.
POSTADO por: Lívia Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário